domingo, 7 de setembro de 2008

Yoga na Gravidez. Gravidez consciente e parto activo

Os beneficios do Ashtanga Yoga são inegáveis, independentemente da condição de quem o pratique. Enquanto sistema dinâmico é dotado de uma organicidade que lhe permite uma adequação a cada praticante - seja pelo grau de intensidade, seja pela selecção das posturas.
A gravidez no seu curso -  pautada por distintos momentos aos quais correspondem estados fisicos e emocionais diversos, é por excelencia o momento de toda a potencialidade, energia e interiorização, cuja apoteose - no momento do parto, representa uma experiência de valor incomparável, para a mãe e para o bébé.
Se a gravidez por si deve ser vivida de forma integral e consciente é também durante este periodo que o parto deve ser preparado. Em ambos os momentos, a consciencia do corpo, da respiração e das emoções sao aspectos essenciais para o bem estar da mãe e do bébé.
Enquanto pratica de interiorização e tomada de consciencia do corpo, a prática do Yoga traz inumeros beneficios para a mãe e para o bébé durante a gestação. Aos beneficios fisicos associados à melhoria da circulação sanguinea e controlo da pressão arterial, à optimização da condição fisica, ao alongamento da região lombar, ao controlo do peso, ao exercicio do assoalho pélvico e ao treino da respiração, correspondem os beneficios emocionais do relaxamento, da tomada de consciencia do corpo e da consequente - e fundamental - naturalidade da relação da mãe com todas as alterações fisicas e emocionais que a gravidez representa. Por sua vez, todos os beneficios enumerados, concorrem para o bem estar do bébé e para a construção da experiencia de um parto consciente e activo. Seja em função do enfoque na respiração profunda e controlada - que constitui a base de toda a prática, seja pelo do treino do relaxamento localizado e pela prática de uma concentração relaxada cordenando trabalho muscular localizado e respiração. Naturalmente, toda a consciencialização e interiorização desenvolvidas e experimentadas pela prática do Yoga, conduzem a uma recuperação pós-parto mais rápida e eficaz. Pela minha experiencia, que pratiquei até à 36ª semana de gravidez, posso afirmar que a prática do Yoga contribuiu determinantemente para o meu bem estar durante a gravidez, para o sucesso do meu parto natural ( em casa e sem qualquer intervenção médica) e para a minha rápida recuperação pós-parto.
Sendo cada gravidez e cada parto momentos de intensidade e natureza impar na vida das mães, dos bébés e dos pais, desejo a todas as mulheres uma gravidez consciente e um parto activo!


Alguns links interessantes sobre a matéria:

http://ashtanganews.com/2006/06/06/ashtanga-during-pregnancy-one-ashtangis/experience/
http://yoga.about.com/od/prenatalyoga/a/prenatalintro.htm
www.activebirthcentre.com.
http://www.holistika.net/parto_natural/parto_fisiologico/entrevista_con_el_dr._frederick_leboyer.asp

Algumas referencias bibliograficas:

Balaskas, Janet:
New Active birth, 2004.
Preparing for Birth whith yoga, Harper Collins, 2003.
Leboyer, Frederick :
Birth Without Violence
(1975) ( recensao e disponivel em http://www.rawfoodinfo.com/catalog/books_BirthWithoutViolence.html)
Loving Hands: The Traditional Art of Baby Massage
(1976)
Inner Beauty, Inner Light
(1978)